dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     29/04/2024            
 
 
    

  

 

Existem várias informações descritas na literatura destacando a possibilidade de integrar, no mesmo espaço, a criação de animais com o cultivo de espécies arbóreas, de modo especial de frutíferas, tem despertado crescente interesse nos últimos anos, em função do enorme potencial de benefícios que o sistema pode trazer a esse tipo de empreendimento rural. Resultados promissores têm sido observados com essa prática, principalmente em países asiáticos, onde essa alternativa já se torna uma realidade em áreas cultivadas com coqueiros, dendezeiros, seringueiras e mangueiras.

Em Cuba, resultados animadores foram obtidos em estudos de consorciação de ovinos com produção de cítricos. No Brasil, alguns ensaios da Embrapa e de produtores individuais, mostraram ser possível viabilizar esta tecnologia com ovinos em áreas de pêssego (região de Pelotas, RS), com bovinos em coqueirais (litoral nordestino) e com  ovinos em pomares irrigados de mangueiras e videiras (vale do São Francisco). De acordo com Guimarães Filho et al. (2002), a grande vantagem consiste na redução do custo de produção da fruteira, através da conjunção dos seguintes benefícios: 1) maior eficiência no uso da terra pela incorporação de mais uma fonte de renda; 2) redução dos custos com podas, capinas, roçagens e aplicação de herbicidas; 3) redução gradativa da necessidade de fertilizantes químicos, face à deposição contínua e concentrada das fezes e urina dos animais; 4) redução da incidência de pragas, via consumo pelos animais do material decomponível, e 5) atenuação de problemas ambientais através de redução ou eliminação do uso de herbicidas e da redução da compactação do solo. Destaca-se ainda a complementaridade da integração entre pecuária e fruticultura, devendo seus procedimentos se adequar às necessidades destas. Deve-se destacar que a inclusão de ovinos em áreas de fruticultura é apenas uma atividade complementar, cujo objetivo é obter uma redução nos custos produção da fruteira em questão.

Entretanto, ressalta-se o grande crescimento da ovinocultura de corte brasileira em todas as regiões do país. Todavia, atualmente o sistema enfrenta alguns problemas no que diz respeito às unidades produtivas exportadoras, em especial aquelas que exportam para os Estados Unidos e União Européia. Estes problemas estão relacionados ao aparecimento de dois casos de salmonelose humana, os quais foram registrados nos Estados Unidos e atribuídos às frutas brasileiras, fato que levou os importadores a optarem por não comprar mais frutas de áreas em que haja ovinos. Contudo, torna-se necessário uma maior fundamentação científica para essa restrição, levando então a uma medida de limitada duração.

É de fundamental importância a preocupação com o método de pastejo a ser adotado, pois o pastejo indiscriminado, em que não seja levado em consideração um adequado manejo das pastagens, pode acarretar um empobrecimento do solo, provocado pela erosão hídrica em razão da diminuição da cobertura superficial. Isto pode ser aumentado em decorrência da extração de nutrientes pelos animais ao consumirem a forragem, mesmo que parte dela retorne ao solo através dos dejetos, contribuindo para a reciclagem de nutrientes.

Apesar dos resultados observados com a utilização deste sistema serem bastante preliminares, estes, mostram-se promissores. No entanto, tornam-se necessário que sejam realizadas mais observações sobre o desenvolvimento e aplicabilidade deste sistema, com o objetivo de se definir taxas de lotação adequadas, os efeitos sobre a fertilidade e compactação do solo e a quantificação dos custos de produção e reflexos na produtividade da cada fruteira.
 

 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Marcio
26/11/2010 - 15:33
Prezado professor,
visitei na Bahia, regiÒo de Central, fruticultura irrigada (pinha) consorciada com estrela africana pastejada por ovinos. Me pareceu ainda nÒo resolvida esta associaþÒo, apesar de, a principio, parecer boa idÚia. Os ovinos causavam problemas no sistema de irrigaþÒo, o pisoteio era intenso e a pastagem concorria por nutrientes com a fruteira, causando deficit de nitrogÛnio nas pinhas. Como seria possÝvel um pastoreio rotativo racional em um sistema com fruteiras?

Silas Valim Pereira
28/03/2011 - 09:15
Gostaria de receber mais informaþ§es a respeito, moro em regiÒo de grande plantaþÒo de frutas de caroþo e fiquei interesado no projeto.Desde ja muito obrigado se for possivel me responder, meu site Ú valimtec@ig.com.br

Emerson Castro
28/03/2011 - 13:52
Boa tarde,
Gostaria de mais informaþ§es a respeito desta tÚcnica.
Sou Eng¦ Agr¶nomo e tenho uma propriedade em que crio ovinos de corte (Santa InÛs) e tenho uma plantaþÒo de c¶co-anÒo, faltando cerca de 2 anos para plena produþÒo.
Obrigado.
e-mail:emersonagro@hotmail.com

francisco eccker
24/08/2012 - 08:34
Sou Médico Veterinário da prefeitura municipal de Garibaldi na serra gaúcha e gostaria de te mais informação sobre a consorciação ente ovinos e viticultura, e ovinos e oliveiras.

Atenciosamente.

Francisco Eccker

Para comentar
esta matéria
clique aqui
4 comentários

Gestão em Criatórios de Caprinos e Ovinos - Artigos já Publicados

Uso de braquiária para pequenos ruminantes
11/10/2012

Leite de cabra: características e posicionamento no mercado consumidor
26/03/2012

Expectativas para a caprinocultura e ovinocultura em 2012
30/01/2012

Medidas alternativas no controle de verminose em caprinos e ovinos
09/11/2011

Índices zootécnicos aplicados na caprinocultura e ovinocultura
02/09/2011

Importância de um planejamento alimentar para caprinos e ovinos
06/07/2011

Aspectos da mineralização de ovinos
02/05/2011

Considerações sobre instalações para caprinos e ovinos
02/02/2011

Utilização de alimentos alternativos para ovinos e caprinos
30/12/2010

“Comprovação de origem” e “DNA” para a ovinocultura
08/10/2010

Ovinocultura e caprinocultura no contexto da agricultura familiar
02/09/2010

Mercado para os produtos da ovinocultura
06/08/2010

Rastreabilidade e sua importância para a ovinocultura e caprinocultura
06/07/2010

Utilização do método Monte Carlo para avaliação de risco em um sistema produtivo de ovinos de corte a pasto
25/05/2010

Importância da gestão na caprinocultura e na ovinocultura
15/04/2010

Características da ovinocultura de corte no Brasil
11/03/2010

Conteúdos Relacionados à: Caprinocultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada